A partir de hoje, o WhatsApp não será mais compatível com smartphones que possuem o sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean). Isso significa que os dispositivos com essa versão do Android deixarão de receber atualizações e não poderão mais utilizar o aplicativo de mensagens (veja abaixo como verificar a versão do seu aparelho).
O WhatsApp agora requer Android 5.0 (Lollipop) ou uma versão mais recente para funcionar. No entanto, usuários de iPhone (iOS) não serão afetados, já que o aplicativo continua a oferecer suporte ao iOS 12 ou versões superiores.
De acordo com o WhatsApp, os usuários foram notificados previamente sobre o encerramento da compatibilidade. A empresa responsável pelo aplicativo, Meta, e o Google, responsável pelo sistema operacional Android, não divulgaram uma lista de dispositivos que não terão mais suporte.
Por que isso está acontecendo? O WhatsApp explicou que realiza avaliações anuais dos sistemas operacionais Android e iOS mais antigos e com menos usuários. Como resultado, os dispositivos podem deixar de receber atualizações de segurança, o que pode representar um risco para os usuários, uma vez que as correções de bugs são constantemente implementadas em qualquer aplicativo.
“A falta de atualizações de segurança recentes ou a ausência de recursos necessários para o funcionamento do WhatsApp podem ser problemas comuns”, explicou a empresa. Segundo ela, essa prática é comum no setor de tecnologia.
Como verificar a versão do Android: As etapas para identificar a versão do Android podem variar de acordo com o fabricante do dispositivo. Veja como encontrar essa informação em aparelhos de duas marcas populares:
Samsung
- Abra as “Configurações”;
- Selecione “Sobre o telefone”;
- Toque em “Informações do software”;
- Procure por “Versão Android”.
Motorola
- Acesse as “Configurações”;
- Selecione “Sistema”;
- Toque em “Sobre o dispositivo”;
- Verifique a “Versão do Android”