Esporte

Endrick do Palmeiras: Do Quintal Humilde em Valparaíso de Goiás ao Estrelato no Palmeiras

Centroavante que cresceu nas ruas esburacadas de Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, agora é ídolo local e inspira a juventude.
Por Mais Luziânia – 28/09/2023

Foto 1: Cesar Greco / Palmeiras | Foto 2: Emilio Botta

Endrick do Palmeiras: Do Quintal Humilde em Valparaíso de Goiás ao Estrelato no Palmeiras

Centroavante que cresceu nas ruas esburacadas de Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, agora é ídolo local e inspira a juventude.
Por Mais Luziânia – 28/09/2023

Foto 1: Cesar Greco / Palmeiras | Foto 2: Emilio Botta

Créditos: GE (Globo Esporte)

Valparaíso de Goiás – Endrick, o atacante brilhante do Palmeiras, é hoje uma celebridade no distrito de Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, onde passou uma década de sua vida. Sua jornada de infância nas ruas esburacadas deste bairro humilde o levou a se destacar no futebol, conquistar os corações dos moradores e inspirar a juventude local a perseguir seus próprios sonhos.

 

Meninos se divertem na rua onde Endrick cresceu em Valparaíso de Goiás — Foto: Emilio Botta

 

O talento de Endrick começou a ser notado quando ele enfrentava os mais velhos em partidas improvisadas de futebol nas ruas de Céu Azul. Seu pai, Douglas Ramos, foi o primeiro a reconhecer o potencial do filho e o matriculou em uma escolinha de futebol do bairro, onde Endrick, com apenas cinco anos, impressionou a todos, apesar de ser mais novo que os demais alunos. Com determinação e o apoio da comunidade, ele ganhou uma bolsa para continuar treinando na escolinha, até que sua trajetória o levou para a base do Palmeiras.

 
Bairro Céu Azul, em Valparaíso de Goiás, cidade onde Endrick viveu a infância — Foto: Emilio Botta

 

Hoje, Endrick é uma referência no bairro, e seu sucesso no cenário esportivo brasileiro é motivo de orgulho para todos os moradores. Mesmo aqueles que eram torcedores de times rivais, como Flamengo e São Paulo, agora torcem por ele. Jean Lucas, um jovem de 11 anos, exemplifica essa mudança de lealdade ao afirmar: “Eu quero ser igual ao Endrick. Tio, torço para o Flamengo, mas vou torcer para ele sábado. Ele é a gente lá.”

Fábio Rodrigues dos Santos, ex-proprietário da escolinha onde Endrick começou sua carreira, comenta sobre o fenômeno Endrick: “É um bairro de uma torcida só, corintianos, flamenguistas que agora torcem para o Endrick. Todo mundo tem ele como ídolo aqui. A maioria aqui é flamenguista.

 


Moradores do bairro onde Endrick cresceu não escondem torcida pelo atacante do Palmeiras — Foto: Emilio Botta

 

A influência positiva de Endrick se estende a todas as gerações, e ele é frequentemente mencionado como exemplo para os mais jovens que sonham com um futuro melhor no futebol. Mesmo seu amigo são-paulino, Lucas Rodrigues, temporariamente adotou o Palmeiras como seu time enquanto Endrick brilha no clube. Lucas compartilha: “Torço para o São Paulo, mas torço pelo Palmeiras até 2024. Torço para o Endrick, quando ele for para o Real Madrid volto a torcer pelo meu time. Na final da Supercopa vou torcer para o Palmeiras, vai vencer com gol do Endrick.”

 

Endrick ao lado do amigo Lucas em teste no CT do São Paulo em Cotia — Foto: Arquivo Pessoal

 
O sucesso meteórico de Endrick desde que deixou Céu Azul em 2016 continua a inspirar a todos na comunidade, e seu nome permanecerá como um símbolo de esperança e superação para as gerações futuras.

Compartilhe no WhatsApp