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Senado Realiza Debate sobre Implantação do VLT entre DF e Luziânia (GO)

Comissão de Infraestrutura reúne autoridades para discutir o futuro do transporte na região.
Por Mais Luziânia – 08/05/2024
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VLT no Rio: implantação do mesmo modelo de transporte no DF e Entorno está prevista no PAC

Senado Realiza Debate sobre Implantação do VLT entre DF e Luziânia (GO)

Comissão de Infraestrutura reúne autoridades para discutir o futuro do transporte na região.
Por Mais Luziânia – 08/05/2024
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VLT no Rio: implantação do mesmo modelo de transporte no DF e Entorno está prevista no PAC

Na quinta-feira (9), às 9h30, a Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado realizará uma audiência pública interativa de grande relevância para discutir os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinados ao desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (DF), com enfoque especial no projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entre Brasília e Luziânia.

Proposta pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), a iniciativa busca promover um amplo debate sobre os benefícios e desafios da implementação deste sistema de transporte. O VLT é destacado como uma alternativa eficiente, sustentável e ágil, conforme ressalta o senador no requerimento da audiência pública (REQ 89/2023).

Foram convidados para a audiência o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Zeno Gonçalves; o prefeito de Luziânia (GO), Diego Sorgatto; o administrador regional de Santa Maria (DF), Josiel França Penha Neto; a secretária do Entorno do Distrito Federal por Goiás, Maria Caroline Fleury de Lima; e o coordenador-geral de Apoio aos Entes Subnacionais do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), Paulo Alexandre de Toledo Alves.

O VLT, que poderá atingir velocidades de até 100 quilômetros por hora, conectará o Distrito Federal a Luziânia, atravessando importantes localidades como Park Way, Núcleo Bandeirante, Guará e Setor de Indústrias, até a Estação Rodoferroviária. A estimativa de custo para adaptação dos 76 quilômetros de trilhos existentes varia entre R$ 1 milhão e R$ 2 milhões por quilômetro, totalizando R$ 80 milhões.

Além disso, existe a possibilidade de expansão do projeto para beneficiar ainda mais pessoas, incluindo os moradores de Santa Maria, o que implicaria na construção de 4 quilômetros adicionais de trilhos e estações. A iniciativa tem potencial para melhorar significativamente a mobilidade urbana na região, proporcionando um transporte mais limpo e eficiente.

A realização dessa audiência pública marca um importante passo na concretização desse projeto ambicioso, que visa não só melhorar o acesso ao transporte público, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Entorno do Distrito Federal. A expectativa é que as discussões resultem em encaminhamentos concretos para avançar com essa importante iniciativa de infraestrutura na região.

Fonte: Agência Senado